quinta-feira, 16 de setembro de 2021

São José do Seridó celebra Festa do Padroeiro São José

 

A cidade São José do Seridó celebra a Festa do Padroeiro São José, de 16 a 26 de setembro.

Nesta quinta-feira (16), às 5 horas aconteceu o ”acorda São José”, ao meio-dia terço de São José e às 19 horas hasteamento da bandeira e santa missa de abertura da festa, tendo como celebrante, o Padre Alcivan Tadeus - Pároco de Sant'Ana de Caicó. A missa de abertura foi transmitida pela Rural FM 95 de Caicó. 

Na sexta-feira (17), às 7 horas, haverá Santa Missa; 12 horas terço de São José e às 19 horas e 30 minutos tem início o novenário da festa com a celebração da 1ª novena.

O noitário será dedicado aos movimentos (Mosteiro Baldiano, Terço dos Homens e Terço das Mulheres), Pastorais e Associações. A novena terá como tema: José - o padroeiro universal da igreja. Durante a festa, a paróquia também desenvolverá uma extensa programação social. 

Carnatal 2021: governo dá sinalização positiva para que evento aconteça

 


Representantes da Destaque Promoções, empresa que organiza o Carnatal, se reuniram com gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta quinta-feira (16), para tratar de assuntos relacionados à realização do evento neste ano. Segundo a empresa, durante o encontro, o Estado concedeu sinalização favorável para que a micareta aconteça em 2021. Na próxima semana, os protocolos para liberação do evento devem ser detalhados. 

Caso seja autorizado, o Carnaval 2021 vai acontecer entre os dias 9 e 12 de dezembro. Para viabilizar a realização, a Destaque encaminhou um protocolo sanitário elaborado com base em eventos realizados ao redor do mundo no contexto da pandemia da covid-19. “O que era possível e viável ser aplicado às normas do Carnatal foi incluído no protocolo”, disse a Destaque Promoções, por meio da assessoria de comunicação. 

Entre as medidas, segundo a empresa, estão a necessidade de que todos os participantes estejam vacinados com duas doses, além da higienização de embalagens das bebidas disponíveis no evento, ampliação de pontos fixos para vendas e distribuição das bebidas, entre outras ações.

Até o momento, a Sesap ainda não se pronunciou oficialmente sobre esse assunto. A expectativa é que, na próxima semana, os detalhes e condições impostas sobre a micareta sejam divulgados.

Nesta quinta-feira (16), o Rio Grande do Norte registra o percentual de 45% da população totalmente vacinada, o que equivale a cerca de 1,2 milhões de potiguares adultos, acima de 18 anos, que receberam as duas doses ou dose única do imunizante. 

TRE cassa prefeito e determina novas eleições em Canguaretama

 


O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) cassou as candidaturas do prefeito e da vice-prefeita de Canguaretama, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro e Maria de Fátima Moreira, respectivamente, em sessão plenária nesta quinta-feira (16). A Corte Eleitoral acatou um recurso contra a expedição dos diplomas eleitorais de ambos. Com isso, foi determinada a consequente realização de novas eleições para os cargos no município. 

Segundo o TRE-RN, a apelação foi movida pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Canguaretama, que apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas Eleições de 2020. O órgão partidário apontou que uma condenação criminal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região em face de Ribeiro pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade o tornaria inelegível.

No julgamento, a relatora do processo, Juíza Adriana Magalhães, votou, em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, pelo provimento do recurso do órgão partidário, declarando o prefeito inelegível, e a consequente cassação dos diplomas de Ribeiro e da vice, Maria de Fátima Moreira, além da realização de nova eleição para prefeito no município.

“Importa rememorar que o recorrido foi condenado criminalmente pelo juízo da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte como incurso nas penas do artigo 305 do Código Penal e artigo 1º do Decreto-Lei 201 de 1967”, destacou a magistrada em seu voto.

A relatora foi acompanhada pelo Presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, pelo Desembargador Cláudio Santos, pelo revisor do processo, Juiz José Carlos Dantas, e pela Juíza Érika Paiva, restando vencidos os juízes Daniel Maia e Geraldo Mota.

Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacinação de adolescentes

 


O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada na noite de ontem (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. 

Uma nota técnica anterior da pasta, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início ontem (15), com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.

A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.

A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.

O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.

Outro ponto levantado foi o de que houve uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

Após a publicação da nota, a cidade de Natal anunciou a suspensão da vacinação de adolescentes. No Rio Grande do Norte, porém, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (16), informando que mantém a orientação pela continuidade da vacinação contra a Covid-19 entre adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, no Rio Grande do Norte. A medida segue a deliberação feita anteriormente em conjunto com os municípios. 

Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.

Atrás da Bélgica, Brasil mantém 2º lugar no ranking da Fifa

 


Partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar, neste mês de setembro mexeu bastante no ranking da Fifa, que teve sua atualização divulgada nesta quinta-feira. Atual campeã mundial, a França saiu do Top 3, dando lugar para a Inglaterra. A Bélgica segue em primeiro lugar, assim como o Brasil, que manteve o segundo lugar.

A diferença que separa os dois primeiros colocados da lista caiu depois da Data Fifa deste mês. Na última edição do ranking, os brasileiros estavam 24,6 pontos atrás dos belgas. Agora, essa desvantagem caiu para 20,6. Isso aconteceu mesmo com a Bélgica vencendo todos os seus compromissos - contra Estônia, República Checa e Belarus, pelas Eliminatórias Europeias. O Brasil só teve dois resultados contabilizados (triunfos sobre Chile e Peru) porque o clássico contra a Argentina foi interrompido por determinação da Anvisa e seu futuro ainda depende de uma decisão da Fifa.

A principal novidade do ranking está no terceiro lugar. A Inglaterra aproveitou os tropeços da França (empates com Bósnia-Herzegovina e Ucrânia) para tomar o lugar dos atuais campeões no pódio. Os ingleses têm agora 1.755,44 pontos, 56,29 menos que o Brasil.

Além disso, Portugal ultrapassou a Espanha e subiu para a sétima posição. Outra mudança foi que os Estados Unidos deixaram o Top 10 e caíram para a 13.ª colocação. A nova 10.ª colocada é a Dinamarca, sensação da última Eurocopa e dona da melhor campanha das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022.

Foram pontuados no ranking de setembro 152 jogos de Eliminatórias por todo o planeta, além de 25 amistosos. A próxima versão será divulgada em 21 de outubro.

O ranking existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de chave dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, depois do Mundial na Rússia, quando passou a usar um sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez.

Confira o ranking da Fifa:

1.º - Bélgica - 1.832,33 pontos

2.º - Brasil - 1.811,73

3.º - Inglaterra - 1.755,44

4.º - França - 1.754,31

5.º - Itália - 1.735,73

6.º - Argentina - 1.725,31

7.º - Portugal - 1.674,90

8.º - Espanha - 1.673,68

9.º - México - 1.666,19

10.º - Dinamarca - 1.658,49


Nenhum comentário:

Postar um comentário