sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Falta de luvas suspende cirurgias no Hospital Onofre Lopes

 


Há uma semana, a realização de cirurgias no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) está comprometida. O motivo? A falta de luvas cirúrgicas. De acordo com o hospital, o problema causou a redução das cirurgias eletivas e a suspensão de alguns procedimentos que já estavam agendados.

"O Hospital Universitário Onofre Lopes está contingenciando luvas cirúrgicas e de procedimentos, por dificuldades de abastecimento, tendo reduzido a realização de procedimentos eletivos", explicou o Huol em nota de esclarecimento.

No documento, o hospital justifica que a falta dos insumos se deu pelo aumento dos preços durante a pandemia, o que impediu a aquisição via licitação existente. Além disso, acrescentou que "sobre as luvas cirúrgicas, há tratativas com o Centro de Ciências da Saúde da UFRN e a Sesap-RN para empréstimos de quantitativo que supra 1 mês de utilização".

Já em relação às luvas de procedimentos, o Huol afirmou que "a empresa transportadora justificou que a paralização promovida por caminhoneiros na semana passada obstou o fornecimento". A entrega deve ocorrer nesta sexta-feira (17).

A previsão do Huol é normalizar a agenda de procedimentos na segunda-feira (20). Por dia, a unidade hospitalar utiliza, em média, 600 luvas cirúrgicas e 8 mil luvas de procedimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário