quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Estados e municípios devem preencher dados sobre transporte escolar

 


O FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, reforçou a necessidade de estados e municípios preencherem o Sete, Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar. Segundo o fundo, o fornecimento dos dados é obrigatório.

A ferramenta apoia os entes federados na gestão do transporte escolar, considerando as singularidades de cada local. Em contrapartida, há o fortalecimento da política nacional de transporte escolar, ao informar ao governo federal a real situação das frotas de veículos escolares em todo país.

Para acessar o sistema, basta acessar o site do FNDE: gov.br/fnde.

 

Congresso inaugura trabalhos legislativos e recebe mensagem de Lula nesta quinta-feira

 


Senadores e deputados participam nesta quinta-feira (2) da sessão solene que inaugura os trabalhos do Congresso Nacional em 2023. Além dos parlamentares, a cerimônia marcada para as 15h no Plenário da Câmara deve contar com representantes dos Poderes Executivo e Judiciário.

A sessão de abertura dos trabalhos ocorre todos os anos. Após declarar inaugurada a sessão legislativa, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (reeleito à Presidência do Senado na tarde desta quarta-feira, dia 1º) anunciará a leitura de uma mensagem enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto deve abordar os temas e projetos considerados prioritários pelo Palácio do Planalto para o período que começa.

A mensagem do Executivo será entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e lida em Plenário pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso (nome que deve ser definido na manhã desta quinta). Mas já houve casos em que o próprio presidente da República leu pessoalmente o texto aos parlamentares. Isso ocorreu, por exemplo, em 1990, com José Sarney, e em 2003, no primeiro mandato de Lula.

Embora não haja previsão formal no Regimento Comum, o Poder Judiciário também encaminha uma mensagem na abertura dos trabalhos legislativos. Em alguns casos, o texto é apenas entregue pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente do Congresso. Foi o que ocorreu, por exemplo, em 2018, com a ministra Cármem Lúcia. Mas já houve situações em que o chefe do Judiciário leu o texto em Plenário, como aconteceu em 2021 com o ministro Luiz Fux.

O que é sessão legislativa

A sessão legislativa ordinária é o período de atividade regular do Congresso a cada ano. Cada sessão legislativa ordinária divide-se em dois períodos legislativos: o primeiro vai de 2 de fevereiro a 17 de julho, enquanto o segundo vai de 1º de agosto a 22 de dezembro. Cada quatro sessões legislativas compõem uma legislatura. Esta será a primeira sessão legislativa da 57ª Legislatura. 

O mandato de um deputado federal corresponde a uma legislatura (quatro anos), enquanto os senadores têm mandato equivalente a duas legislaturas (oito anos).

Reuniões preparatórias

Antes da abertura da sessão legislativa do Congresso nesta quinta, o Senado e a Câmara dos Deputados farão reuniões preparatórias, destinadas à posse dos novos parlamentares e eleição da Mesa Diretora de cada uma das Casas.

No Senado, o atual presidente, Rodrigo Pacheco, já convocou para as 15h desta quarta-feira a primeira reunião preparatória, para a posse dos senadores eleitos em 2022. Em seguida será aberta a segunda reunião preparatória, para a eleição do presidente do Senado.

Se houver a concordância de pelo menos um terço dos senadores (27), ainda na quarta serão escolhidos os demais membros da Mesa: primeiro e segundo vice-presidentes e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, com seus suplentes. Sem o acordo, a eleição para a Mesa ficará para uma nova reunião preparatória prevista para quinta, às 10h.

Fonte: Agência Senado

 

Um dia após perder mandato, Daniel Silveira é preso em Petrópolis

 


O ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso novamente nesta quinta-feira (2), por descumprir as regras da detenção domiciliar. Ele foi detido pela Polícia Federal em casa, na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de Silveira para recolher armas, munições, dinheiro em espécie, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos ou materiais relevantes. O passaporte do ex-deputado também foi apreendido e cancelado, e a Justiça determinou ainda a suspensão dos seus registros de armamento e portes de arma de fogo.

A ordem de prisão foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, após Silveira danificar a tornozeleira eletrônica que é obrigado a usar, e fazer novos ataques contra o STF e o sistema eleitoral brasileiro, em vídeos divulgados na internet e em discurso na Câmara dos Deputados. Na decisão, Moraes declarou que as condutas de Silveira “revelam o seu completo desprezo pelo Poder Judiciário”.

De acordo com o ministro “está largamente demonstrada, diante das repetidas violações, a inadequação das medidas cautelares em cessar o periculum libertatis do investigado, o que indica a necessidade de restabelecimento da prisão, não sendo vislumbradas, por ora, outras medidas aptas a cumprir sua função”.

Moares ressaltou ainda que Silveira já acumula uma multa no valor de R$ 4,38 milhões pelo descumprimento das medidas cautelares e, mesmo com o prejuízo financeiro, Silveira continua demonstrando “completo desrespeito e deboche com as decisões judiciais” dadas pela Suprema Corte.

O ex-deputado foi condenado, em abril do ano passado, a 8 anos e 9 meses de prisão por proferir discursos de ódio e atentar contra o estado democrático de direito, mas recebeu indulto do ex-presidente da república Jair Bolsonaro. Apesar do perdão presidencial evitar que Silveira fosse preso, o STF entendeu que a decisão não se estenderia às medidas cautelares.

Nas últimas eleições para o Legislativo, Daniel Silveira foi candidato ao Senado com o apoio do ex-presidente, mas conseguiu apenas 1,5 milhão de votos e não se elegeu.


 

 

Vacinando com Natal intensifica aplicação da tríplice bacteriana em fevereiro

 


Com o tema "Praia, Shopping e Vacina - Todos Juntos pela Prevenção", o projeto Vacinando com Natal chega com a sua edição de verão intensificando a vacina DTP (tríplice bacteriana) durante o mês de fevereiro. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), incentiva os pais a procurar as unidades de saúde do município para atualizar a caderneta de vacinação dos seus filhos, que esse mês também podem contar com o plantão da vacinação que acontece no sábado (4) Dia D nos pontos extras da cidade.

A vacina DTP (tríplice bacteriana) previne contra doenças como difteria, tétano e coqueluche, e é destinada a crianças entre 15 meses e quatro anos de idade como uma forma de reforço para as que já tenham se vacinado com a pentavalente.

O imunizante está disponível nas mais de 60 salas de vacinação nas Unidades de Saúde do município, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, além dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Via Direta, Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sábado das 14h às 20h.

Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), no Dia D os pontos extras vão funcionar como plantão de vacinação, das 10h às 20h, com uma novidade que é mais uma sala de vacinação instalada no Praia Shopping, funcionando exclusivamente neste dia. “Excepcionalmente este mês no sábado de intensificação da vacina, dia D, promovemos o plantão da vacinação apenas nos pontos extras dos shoppings, que vão funcionar com horário estendido para atender a população que procure os imunizantes”, comenta Veruska Torres.

Além da vacina escolhida para ser intensificada durante o mês de fevereiro, às salas de vacinação contam ainda com os outros imunizantes que estão disponíveis para a população, como vacina contra covid-19, Febre Amarela, Varicela (catapora), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), HPV (vírus HPv), ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e pneumocócica (pneumonias, meningites, sinusites e otites).

 

RN registra caso suspeito de febre amarela em sagui

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), no último dia 18 de janeiro, de um resultado sugestivo de febre amarela em um sagui de tufo branco. A amostra é proveniente do município de Espírito Santo, na região Agreste do Rio Grande do Norte.

O caso é considerado em investigação pelo Ministério da Saúde e aguarda outras análises laboratoriais (sequenciamento genético) e evidências ecoepidemiológicas para conclusão. Desde a comunicação do caso pela Fiocruz, a Sesap mantem constante articulação interna e comunicação entre os setores envolvidos para organização das ações de investigação e prevenção.

Uma equipe composta pela Vigilância Epidemiológica, Imunização, Entomologia e Controle Vetorial do nível central e I URSAP da Sesap já realizou uma visita técnica e orientou as equipes da vigilância em saúde e atenção primária do município, além de recomendar a vacinação, especialmente na área de ocorrência do caso.

"É importante frizar que o sagui é um animal sentinela, ele não transmite a doença. Ou seja, ele nos avisa que está ocorrendo uma circulação do vírus naquela localidade. Quem transmite a doença para o homem é o mosquito infectado", explicou Cíntia Higashi, bióloga no Núcleo de Endemias e Zoonoses da Sesap. 

Febre Amarela

Assim como a maioria dos estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte não tem registro de circulação do vírus da febre amarela nas últimas décadas, mas passou a ser área de recomendação de vacina desde 2020 devido à expansão da doença para novas áreas do país. A vacina da febre amarela foi implantada no estado em 2022. Atualmente a cobertura vacinal para a febre amarela no RN está em 22% da população.

Quanto à notificação de febre amarela no RN, foram notificados em 2022 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 10 casos humanos suspeitos, nenhum confirmado até o momento. Quanto aos Primatas Não Humanos (PNH), foram enviadas para o diagnóstico laboratorial 50 amostras, provenientes de nove (9) municípios, sendo: 45 descartadas para febre amarela, quatro (4) sem condições de análise e uma (1) em investigação.

A notificação da morte ou adoecimento de macacos (epizootia) é Evento de Saúde Pública (ESP) de notificação compulsória imediata (até 24h) e serve como alerta para uma possível transmissão do vírus da febre amarela. Para uma comunicação mais rápida, a Sesap recomenda a utilização do aplicativo SISS-GEO (Sistema de Informação em Saúde Silvestre), ferramenta desenvolvida pela Fiocruz/RJ para registro da vida silvestre, disponível no Android ou IOS (https://www.biodiversidade.ciss.fiocruz.br).

Vacinação

A vacina contra a febre amarela está disponível para população dos 9 meses aos 59 anos de idade que não apresentem contra indicação. Para os indivíduos com contra indicação à vacina, ao adentrar regiões de mata ou que vivem em áreas rurais/periurbanas, é recomendado o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

 

Carnaval de Natal terá Geraldo Azevedo, Monobloco, Ricardo Chaves e Grafith; confira programação

 


A alegria da folia está de volta. Espalhado por seis Polos e reunindo centenas de artistas potiguares e atrações nacionais, o Carnaval de Natal vai reunir prévias, blocos de rua, shows e desfiles numa programação variada, para todos os gostos, estilos e idades. Promovido pela Prefeitura do Natal, o Carnaval 2023 tem sua largada oficial na quinta-feira (16), no largo do Atheneu, com o tradicional Baile de Máscaras, abrindo com Cortejo de Grupos Tradicionais, Frevo do Xico, Khrystal e Juliana Linhares e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró.

A edição 2023 do Carnaval de Natal promete ser a maior e mais animada dos últimos anos. Serão 6 polos de folia (Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré, Redinha e ainda a tradição das Escolas de Samba e Tribos de Índios na Ribeira e o Circuito Praia), 49 bandas de frevo puxando 22 mil integrantes e 910 músicos instrumentistas, 275 músicos de palco reunidos em 55 atrações musicais e intérpretes e 49 Blocos e Troças, além de 9 tribos de índios e 13 escolas de samba.

O Carnaval de 2023 reúne também nomes como Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, MonoBloco, Attoxxa, Serginho Pimenta, Ricardo Chaves, Academia da Berlinda, Felipe Cordeiro, Johnny Hooker, Cavaleiros do Forró e Grafith, além de artistas como Luizinho Nobre, Banda do Giba, Luisa e os Alquimistas, Marília Marques, Fobica do Jubila, André Luvi, Ribeira Boêmia, Batuque do Povo, Guilherme Ferri, Pagode do Coxa, Afoxé Oxum, Panda, Circuito Musical, Bira Santos, Tonny Farra, Douglas Pegador, Edyr Vaqueiro, Michele Andrade, Aduílio Mendes e muito mais.

A contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval de Natal, através de seleções públicas que vão desde o Reinado de Momo (cuja disputa é nesta quinta-feira, no Pátio da Funcarte), passando por Escolas de Samba, Tribos, Blocos e Troças, Atrações Musicais, Revelações e Intérpretes .

Os foliões, artistas e produtores têm à disposição toda a logística e infraestrutura com segurança e mobilidade. A logística e investimento que fazem o Carnaval de Natal um projeto de sucesso vai desde a contratação de ambulâncias, brigadistas, banheiros químicos, seguranças particulares, estruturas de gradeamento, sonorização, iluminação, palcos e camarins. 

Além da atuação das Secretarias de Mobilidade, Turismo, Limpeza Urbana, Comunicação, Guarda Municipal, Serviços Urbanos, Proteção ao Consumidor, Iluminação Pública adicional, articulação institucional com as Polícias Militar e Civil para dar segurança aos foliões e agremiações carnavalescas.

O Carnaval de 2023 é realizado através de recursos da Lei Djalma Maranhão para projetos de Prévias e Blocos, emendas parlamentares e recursos próprios. “A contratação de artistas potiguares responde por mais de 90% do volume de atrações. O Carnaval deste ano mantém o padrão estético e artístico que a população espera e democratiza o acesso do público em Polos e do artista e cadeia produtiva dos recursos utilizados”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DOS POLOS

Polo Ponta Negra

Dia 17: Orquestra Terra do Sol convida Banda do Giba, Sueldo Soares, Fundo de Quintal.
Dia 18: Yrhan Barreto, Samara Alves, Geraldo Azevedo
Dia 19: Banda Attoxxa, Khrystal e banda, Serginho Pimenta e mais
Dia 20: Luizinho Nobre, Ricardo Chaves e mais
Dia 21: Monobloco, Pedro Lucas e mais

Polo Petrópolis

Dia 16: Cortejo de grupos tradicionais, Frevo do Xico, Khrystal + Juliana Linhares, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró
Dia 17: Concurso Dosinho de marchinhas, Perfume de Gardênia, Martins - cantor e compositor e mais
Dia 18: Submarino Amarelo, Academia da Berlinda e mais
Dia 19: Banda do Giba, Rodolfo Amaral, Isaque Galvão e mais
Dia 20: Fobica do Jubila, Luisa e os Alquimistas e mais
Dia 21: Banda do Negão, Jaina Elne, Khrystal e Banda, Marília Marques

Polo Centro Histórico (Praça Sete de Setembro)
Dia 17: Nação Zamberacatu, Folia de Rua, Afoxé Oxum Panda/PE
Dia 18: Bloco Transfolia, Bixarte, Potiguara Bardo, Almério e Banda e mais
Dia 19: Desfile das kengas, Johnny Hooker, Cortejo do Bloco das Kengas e mais
Dia 20: Felipe Cordeiro e Orquestra Greiosa e mais
Dia 21: Galos dos Perturbados, Jaina Elne e mais

Espaço Cultural Ruy Pereira
Dia 17: Banda Detroit e mais
Dia 18: Deusa do Forró e mais
Dia 19: Cida Lobo e mais
Dia 20: Papel Gomes e mais
Dia 21: Dodora Cardoso e mais

Beco da Lama
Dia 17: Bloco Junteiro do Afoxé, Bloco Luar de Natal e mais
Dia 18: Bloco do Zé Reeira, Bloco Emo e mais
Dia 19: Acorda Clubber
Dia 20: Boi Misterioso, Maria Bonita, Não Empurre Não, Plunct Plact Zum, Marcelo Nova e Bandas
Dia 21: Bloco Baile Black e mais

Polo Oeste - Nazaré

Dia 18: Pranchão Circuito Musical, Douglas Pegador, Gabriel de Pádua, Luizinho Nobre
Dia 19: Placílio Diniz, Serginho Pimenta, Banda Nagibe, Edyr Vaqueiro
Dia 20: Bira Santos, Banda Grafith, Tonny Farra, Pagode do Coxa

Polo Redinha
(Buiú)
Dia 17: Cavaleiros do Forró, Michele Andrade e mais
Dia 18: Tonny Farra, Chicabaiana e mais
Dia 19: Soanata, Banda Feras e mais
Dia 20: JN Explode, Banda Grafith e mais
Dia 21: Pedro e Erick, Aduílio Mendes e Douglas Pegador

Praça do Cruzeiro
Atrações ainda não definidas

Polo Rocas
Dia 17: Bloco As Guerreiras, Fobica do Jubila
Dia 18: André Luvi, Valéria Oliveira
Dia 19: Guga Playboy, Soanata e mais
Dia 20: Batuque De Um Povo, Ribeira Boêmia
Dia 21: Guilherme Ferri, Saída do Bloco do Carcará, Pagode do Coxa

Circuito Praia
Dia 19: André Luvi
Dia 20: Banda Dubê

PRÉVIAS E ENSAIO DO CARNAVAL 2023

• BLOQUINHO PATOTINHA (PRÉVIA INFANTIL)
DATA: 12 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: TEATRO RIACHUELO NATAL

• ME LEVA MAMÃE (PRÉVIA INFANTIL)
DATA: 12 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: AEROCLUBE

• SEGURA QUE DEU ONDA (PRÉVIA)
DATA: 04 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 15H
LOCAL: SAÍDA DO DOM VINÍCIUS (ÂNGELO VARELA – TIROL), SEGUINDO
PARA O AEROCLUBE

• ENQUANTO CAMPOS CORRE SALES SÓ CAMINHA (PRÉVIA)
DATA: 11 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 17:30h
LOCAL: SAÍDA DO LARGO DO ATHENEU, SEGUINDO A CAMPOS SALES
ATÉ O CRUZAMENTO COM A RUA MAXARANGUAPE

• BLOCO CARNASINSP (PRÉVIA)
DATA: 11 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 14H
LOCAL: SAÍDA DA RUA PRINCESA ISABEL, SEGUINDO PELAS RUAS DO
CENTRO, CHEGANDO NO ESPAÇO CULTURAL RUY PEREIRA

• BLOCO KD XOXÓ (PRÉVIA)
DATA: 10 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 17H
LOCAL: SAÍDA DA CASA DO GOIAMUM (RODRIGUES ALVES), SEGUINDO
PARA O AEROCLUBE

• NEM SE ACABA NEM FICA POUCO (PRÉVIA)
DATA: 11 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16:30H
LOCAL: SAÍDA DA CASA DO GOIAMUM (RODRIGUES ALVES), SEGUINDO
PARA O AEROCLUBE

• SE PARAR EU CAIO (PRÉVIA)
DATA: 14 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 17H
LOCAL: SAÍDA DO SEVERINA GASTROBAR (RODRIGUES ALVES),
SEGUINDO PARA O CLUBE AMÉRICA

• SUVACO DO CARECA (ENSAIOS)
DATA: 05 E 12 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: PRAIAMAR HOTEL EM PONTA NEGRA

• BLOCO SUBMARINO AMARELO (ENSAIO)
DATA: 09 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 18H
LOCAL: PALCO ARMADO EM FRENTE AO SEBO LETRA & MÚSICA
(FLORIANO PEIXOTO)

• BANDA DA PRAIA (POLO PONTA NEGRA)
DATA: 18 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 10:30H
LOCAL: CONCENTRAÇÃO NA PRAIA DE PONTA NEGRA, NA ALTURA DO
HOTEL PRAIA MAR, DESFILE PELA A AREIA DA PRAIA E SHOW FINAL NO
CALÇADÃO DE PONTA DO NEGRA ALTURA DO ASTRAL SUCOS

• MUITOS CARNAVAIS (POLO PETRÓPOLIS)
DATA: 21 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DAS FLORES, SEGUINDO PARA O
LARGO DO ATHENEU

• SUVACO DO CARECA (POLO PONTA NEGRA)
DATA: 19 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: CONCENTRAÇÃO NA LATERAL DO PRAIA SHOPPING,
TERMINANDO NA FEIRINHA DE ARTESANATO DE PONTA NEGRA, NA
RUA PRAIA DE TIBAU

• PETRÓPOLIS FOLIA (POLO PETRÓPOLIS)
DATA: 20 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DAS FLORES, SEGUINDO PARA O
LARGO DO ATHENEU

• BLOCO A BANDA (POLO PONTA NEGRA)
DATAL: 21 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 17:30H
LOCAL: CONCENTRAÇÃO AO LADO DA FACULDADE ESTÁCIO,
SEGUINDO PELA AVENIDA PRAIA DE PONTA NEGRA, PASSANDO EM
FRENTE AO PRAIA SHOPPING, TERMINANDO NA FEIRINHA DE
ARTESANATO DE PONTA NEGRA, NA RUA PRAIA DE TIBAU

• BLOCO SUBMARINO AMARELO (POLO PETRÓPOLIS)
DATA: 18 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: CONCENTRAÇÃO EM

FRENTE AO SEBO LETRA & MÚSICA
(FLORIANO PEIXOTO), SEGUINDO PARA O LARGO DO ATHENEU


ABC faz 6 a 0 no Globo e garante classificação para segunda fase do Estadual


O ABC venceu mais uma partida no Campeonato Potiguar. Na noite dessa quarta-feira (1º), o Alvinegro goleou o Globo por 6 a 0 em partida realizada no estádio Frasqueirão, em Natal. O jogo foi válido pela 6ª rodada da competição.

A vitória foi praticamente assegurada ainda no primeiro tempo. Raphael Luz e Maycon Douglas marcaram duas vezes cada. No segundo tempo, Allan Dias e Afonso completaram a goleada.

Com a goleada, o Alvinegro manteve a invencibilidade, chegou aos 16 pontos e permaneceu na liderança do grupo A. O resultado ainda garantiu a classificação antecipada para a segunda fase da competição.

Na próxima rodada, a penúltima da primeira fase, o ABC enfrenta o Força e Luz no estádio Nazarenão, em Goianinha. O jogo será no dia 8, às 20 horas. Antes, o time abecedista encara o Fortaleza/CE pela Copa do Nordeste. O confronto será no sábado (04), às 18h30, no estádio Frasqueirão, pela segunda rodada da competição. Por Portal Tropical

 

Concurso INSS: início do curso de formação será em março

 

Os candidatos do concurso INSS devem ficar atentos ao início do curso de formação. O Cebraspe, organizador do concurso, publicou nesta quarta-feira, 1°, a data para início desta etapa.

+ Concurso INSS: 4 motivos que indicam a possibilidade de novo edital 

O curso de formação é previsto para começar em 6 de março e terá duração até 5 de abril. A etapa será realizada o será realizado nas cidades listadas no subitem 1.4 do edital de abertura, sendo elas: 

  • Belém (PA)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • João Pessoa (PB)
  • Manaus (AM)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP).

Ainda de acordo o comunicado do Cebraspe, "as demais informações a respeito do curso de formação constarão do edital de convocação para essa etapa, que será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no site Cebraspe na data provável de 14 de fevereiro de 2023".

Mulher saindo de uma das agências do INSS
Concurso INSS tem mil vagas imediatas para técnico (Foto: Agência Brasil)

Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).

No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.

Para ser aprovado no curso de formação, será preciso alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas, que compõem essa etapa.

Durante a formação, o concorrente ainda fará jus ao auxílio financeiro de 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo. A etapa de caráter eliminatório e classificatório. 

Concurso INSS: ministra afirma que novos editais serão discutidos

Concurso INSS teve mais de 1 milhão de inscritos

Com mil vagas imediatas para a carreira de técnico, o concurso do INSS recebeu mais de 1 milhão de inscrições. Foram 1.023.494 candidaturas.

No entanto, parte deste candidatos não compareceram para realizar as provas. O índice de faltosos ficou em torno de de 30 a 45%. 

A maior abstenção registrada foi no estado de São Paulo, com 53,14%. Em segundo ficou o Estado da Bahia, na GEX de Feira de Santana, com 47, 43% de faltosos. 

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
  • Cargos: técnico do seguro social
  • Vagas: mil + CR
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: até R$5.905,79
  • Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (prorrogadas)
  • Provas: 27 de novembro (geral) e 11 de dezembro (apenas Guarulhos)

 

Lula e ministros lamentam morte da jornalista Glória Maria

 


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou, por meio das redes sociais, a morte da jornalista Glória Maria.

Lula disse que Glória foi uma das maiores jornalistas da história da televisão brasileira e repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo.

A jornalista faleceu nesta quinta-feira (2). Ela tratava metástases cerebrais de um câncer, que inicialmente havia sido diagnosticado no pulmão.

Lula destacou ainda que Glória Maria foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter.

O presidente finalizou a mensagem prestando solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores da jornalista.

Também, por meio das redes sociais, os ministros da Igualdade Racial, Anielle Franco; dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; da Secretaria de Comunicação da Presidência; Paulo Pimenta; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; além de outras autoridades, também lamentaram a morte da jornalista.

Anielle disse que quem é mulher negra sabe da importância de ter visto Glória Maria na televisão e que ela sempre será lembrada como sinônimo de competência.

Silvio Almeida frisou que Glória foi uma das maiores em sua profissão, e, além disso, uma referência, especialmente para a população negra do país.

 

Morre a jornalista Glória Maria, ícone da TV

 

A jornalista Glória Maria, ícone da TV brasileira, morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (2). “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota. 

Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão. O tratamento com imunoterapia teve sucesso. Depois, ela sofreu metástase no cérebro, que também pôde, inicialmente, ser tratada com êxito por meio de cirurgia, mas os novos tratamentos não avançaram.

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, afirma o comunicado

Pioneira

Glória foi pioneira inúmeras vezes. Foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era da alta definição da televisão brasileira. Mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos.

“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa.”

Vida e carreira

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. “Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, lembrou, ao Memória Globo.

Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel.

Em 1970, foi levada por uma amiga para ser radioescuta da Globo do Rio. Em uma época sem internet, era ouvindo as frequências da polícia que se descobria o que acontecia na cidade. Fazer uma ronda de telefone, ligando para batalhões e delegacias, também era tarefa de um radioescuta. 

Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. “Quem me ensinou tudo, a segurar o microfone, a falar, foi o Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem trabalhei”.

Glória Maria trabalhou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio — coube a ela a primeira reportagem do matinal local, há 40 anos, sobre a febre das corridas de rua. 

Sucesso no Fantástico

A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

Com a cantora, teve um encontro que ela define como especial. “Eu saí daqui, e diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticíssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”. Ao chegar, Glória Maria foi informada de que tinha quatro minutos para entrevistar Madonna.

A repórter conta que entrou em pânico. Mas, na hora, falou: “Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos.” Para sua surpresa, a estrela virou-se para a equipe técnica e disse: “Dê a ela o tempo que ela precisar.”

No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.

“Foi quando ele [João Figueiredo] fez aquele discurso ‘eu prendo e arrebento’ – para defender a abertura (1979). Na hora, o filme acabou e não tínhamos conseguido gravar. Aí eu pedi: ‘Presidente, é a TV Globo, o Jornal Nacional, será que o senhor poderia repetir? Problema seu, eu não vou repetir’, disse Figueiredo. Onde ela chegava, o ex-presidente dizia para a segurança: ‘Não deixa aquela neguinha chegar perto de mim’”, relembra. 

Para o Fantástico, a jornalista viajou por mais de 100 países, passando pela Europa, África e parte do Oriente, quando mostrou um mundo novo ao telespectador.

Foi a repórter que entrou no ar ao vivo, na primeira matéria a cores do Jornal Nacional, em 1977, mostrando o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro, em um fim de semana. Naquele dia, foram usados equipamentos portáteis de geração de imagens.

Na primeira cena, a lâmpada queimou e a repórter passou seu primeiro sufoco no ar.

“Eu estava dura, rígida, porque não podia errar. Era a primeira entrada ao vivo. Faltavam cinco, dez minutos, era o técnico que ficava com o fone para me dar o ‘vai’. Quando a lâmpada queimou, faltava um minuto para a entrada ao vivo. O jeito foi acender a luz da Veraneio (carro usado pela emissora nas reportagens).” O repórter cinematográfico e a repórter tiveram que ficar de joelhos, com o farol no rosto de Glória Maria, e a matéria entrou no ar.

A jornalista cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998). 

Primeira transmissão em HD

Em 2007, ao lado do repórter cinematográfico Lúcio Rodrigues, a jornalista realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira. Foi uma reportagem no Fantástico sobre a festa do pequi, fruta de cor amarela adorada pelos índios Kamaiurás, no Alto Xingu.

Volta ao mundo no Globo Repórter

Após 10 anos no Fantástico, Glória Maria tirou dois anos de licença para se dedicar a projetos pessoais, como as viagens à Índia e à Nigéria, onde trabalhou como voluntária. Nesse período, adotou as meninas Maria e Laura e, ao retornar à Globo, em 2010, pediu para integrar a equipe do Globo Repórter, programa do qual faz parte até hoje.

Estreou com a matéria “Brunei Darussalam: A Morada da Paz”; um ano depois fez “Brunei, O País da Felicidade” – as duas matérias sobre o pequeno sultanato no Sudeste Asiático, na fronteira com a Malásia.

Em 2010, esteve no Grand Canyon, nos Estados Unidos, quando andou de balão e desceu de bote o Rio Colorado. No mesmo ano fez Duas Chinas, também para o Globo Repórter, e apresentou ainda o especial de Roberto Carlos na Praia de Copacabana.

Glória foi escolhida pelo Rei para a entrevista que concedeu em sua residência e na qual ele acabou cantando para ela. Em 2011, apresentou o show que o cantor fez em Jerusalém. Na ocasião, Roberto Carlos tirou a apresentadora para dançar. 

Em 2012, a jornalista mostrou o Oásis da paz em Omã e fez um passeio com camelos pelo deserto. Logo depois, passou por Dubai.

A França foi um dos países visitados em 2013. Na ocasião, foram exibidas as belezas do Vale do Loire, Champagne e Provence. No mesmo ano, revelou a cultura e os costumes dos moradores do Vietnã, Laos e Camboja. Passou também por Myanmar, no sul da Ásia, onde fez reportagens sobre o misticismo na região.

As paisagens do Reino Unido, Suécia e Lapônia foram temas do Globo Repórter em 2014.

No ano seguinte, a jornalista mostrou as belezas de Marrocos, como a cidade azul, Marrakesh, os encantadores de serpente e a colheita do argan feita pelas cabras. Cruzou o deserto do Saara em um dromedário e mostrou a vida dos povos nômades.

Em 2016, visitou a Jamaica, onde teve a oportunidade de entrevistar o campeão mundial de atletismo Usain Bolt e participou dos rituais de uma comunidade rastafári.

Em 2017, Glória Maria foi à China e fez matérias em Hong Kong, onde cuidou de um panda gigante, e pulou do mais alto bungee-jump do mundo em Macau, com 233 metros de altura. 

Em setembro de 2019, Sérgio Chapelin se aposentou, após 23 anos no Globo Repórter. A partir daquele mês, Glória Maria passou a dividir o programa com a jornalista Sandra Annenberg.

 

UFPB anuncia retificação de Concurso Público com 43 vagas

 


A Universidade Federal da Paraíba - UFPB publicou uma retificação do edital do Concurso Público, que tem como objetivo o preenchimento de 43 vagas pra cargo de Professor do Magistério Superior.

O documento (retificação I) estabelece mudanças nos requisitos para a oportunidade na área de Topografia do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deca).

Confira a seguir as vagas que foram divulgadas: Ecologia Molecular (1); Sistemática de Hexapoda (1); Língua Francesa/Estágio Supervisionado em Língua Francesa (1); Libras (1); Língua Francesa (1); Comunicação/Computação (1); Comunicação/Pós-produção audiovisual (1); Comunicação/Usabilidade e Experiência dos Usuários (1); Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (1); Psicologia Clínica / Abordagem Centrada na Pessoa (1); Psicologia Clínica / Psicanálise (1); Psicologia do Desenvolvimento Infantil (1); Psicologia do Trabalho (1); Política Social (2); Bases das Técnicas dos Procedimentos Cirúrgicos e Anestésicos ( BT C A ) (1); Doenças Infectocontagiosas (1); Gastroenterologia/Internato (1); Topografia (1); Mecatrônica (1); Tecnologia de Alimentos, Bromatologia, Nutracêuticos e Suplementação Alimentar (1); Administração em Enfermagem (1); Enfermagem Cirúrgica (1); Enfermagem na Atenção ao Paciente Crítico (Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva) (1); Fundamentos de Enfermagem (1); Saúde da Mulher (1); Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva (1); Nutrição Clínica (1); Materiais Dentários (1); Direito Privado e Novos Direitos (3); Direito Público e Novos Direitos (2); Direito Processual e Práticas Jurídicas (2); Educação: Planejamento, Gestão Educacional e Avaliação (1); Química Orgânica - Síntese Orgânica (1); Construções Rurais e Ambiência (1); Práticas Educativas em Psicologia, Saberes e Docências (1); Ciência de Alimentos / Tecnologia de Alimentos / Engenharia de Alimentos / Engenharia Agrícola / Engenharia de Processos (1); Engenharia/Tecnologia/Gestão (1); Educação Matemática (1).

O profissional contratado terá a cumprir a carga horária de 20 horas semanais ou dedicação exclusiva, o valor da remuneração mensal varia de R$ 2.236,32. a R$ 10.074,18, já acrescido do auxílio alimentação.

Para concorrer as vagas é necessário possuir os seguintes requisitos: ser brasileiro; ter idade mínima de 18 anos, estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter escolaridade de nível superior.

As inscrições devem ser realizadas de forma presencial, na secretaria do departamento acadêmico responsável pela área objeto do concurso, no período de 1 a 17 de fevereiro de 2023. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00 a R$ 200,00, o participante que fazer jus poderá solicitar a isenção do pagamento.

A classificação dos candidatos acontecerá por meio de quadro métodos, sendo eles a prova escrita; prova didática; prova de plano de trabalho; e exame de títulos.

A validade do presente Concurso Público será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, contando a partir da homologação do resultado final.

 

Prefeitura de Brejo do Cruz - PB divulga Processo Seletivo com 40 vagas

 


No estado de Pernambuco, a Prefeitura de Brejo do Cruz torna pública a abertura das inscrições de um novo Processo Seletivo, destinado a contratação de profissionais da área da educação, em caráter temporário.

De acordo com o edital, esta Seleção busca preencher 40 vagas para os seguintes cargos: Cuidador Escolar de Alunos Especiais (30); Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (10).

Vale ressaltar que entre as oportunidades citadas acima, há inclusão de vagas para as pessoas que se enquadram nos critérios do edital.

Para se inscrever, é necessário possuir ensino médio completo, bem como disponibilidade de 40 horas semanais para o exercício das funções estipuladas ao cargo. Aos profissionais efetivados, será ofertado um salário mínimo.

Procedimentos para participar

Os interessados podem se inscrever no período de 1 a 3 de fevereiro de 2023, das 8h às 12h e das 13h às 15h30, exclusivamente de forma presencial, na Secretaria de Educação, localizada na Rua Padre Aires nº 79, Centro. Será recolhida uma taxa de participação no valor de R$ 40,00.

Como forma de classificação, os candidatos inscritos serão avaliados em duas etapas, sendo elas: entrevista e análise curricular, mediante a pontuação de experiência profissional.

O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado será de um ano, a contar da data da publicação de sua homologação no Boletim Oficial do Município, podendo ser prorrogada a critério da Administração.

 

TJ - RN: Processo Seletivo para estagiários é divulgado em Campo Grande

 


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ - RN), por meio da Vara Única de Campo Grande, anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, com o objetivo de preencher uma vaga, além de formar cadastro reserva, para estagiários de pós-graduação em Direito.

Para concorrer à oportunidade é necessário que o candidato esteja matriculado e com frequência obrigatória em programa de Pós-Graduação em Direito, junto à instituição de ensino superior regularmente credenciada no Ministério da Educação.

Ao ser admitido, o estagiário deverá cumprir jornadas de 30 horas semanais e receberá bolsa-auxílio de R$ 1.874,00, além de auxílio-transporte no valor de R$ 127,60.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever no período de 30 de janeiro até às 23h59 do dia 9 de fevereiro de 2023, pelo e-mail oficial da Vara de Campo Grande/RN: campogrande@tjrn.jus.br.

A classificação dos candidatos será feita por meio de prova discursiva, prevista para ser realizada no dia 14 de fevereiro de 2023, além de entrevista, prevista para o dia 27 de fevereiro de 2023.

Vigência

A validade do Processo Seletivo é de um ano, a contar da data da homologação. Mais detalhes podem ser encontrados no edital completo, disponível em anexo.

 

Prefeitura de Angicos - RN anuncia novo Processo Seletivo de estágio

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Angicos anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo, que tem como objetivo formar cadastro reserva de estágio voluntário, destinado ao preenchimento de vagas para atuação na Rede Municipal de Ensino, em Unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no ano letivo de 2023.

Segundo o edital, as oportunidades são para os seguintes cursos: Licenciatura em Computação e Informática (LCI); Licenciatura em Pedagogia; Educação Física; Ciência e Tecnologia.

Quando admitidos, os estudantes deverão exercer suas atividades em jornadas de 20 horas semanais, referente ajuda de custo no valor de R$ 400,00 e auxílio transporte de R$ 100,00.

Para participar

Os interessados podem se inscrever presencialmente, nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2023, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Tenente Lopes Viegas, s/n, Alto do Triângulo. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados em duas etapas, sendo elas: análise curricular; e aplicação de questionário para verificação do perfil profissional de cada candidato.

Validade

Este Processo Seletivo terá validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação.

 

TJ - RN: Comarca de Goianinha realiza Processo Seletivo

 


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJ - RN) anuncia a realização de um novo Processo Seletivo que tem por objetivo o preenchimento de quatro vagas, bem como a formação de cadastro reserva, destinadas à contratação de estagiário de nível superior do curso de Direito, para atuarem na 1ª e 2ª Vara da Comarca de Goianinha.

Para concorrer, é necessário que os candidatos estejam matriculados e com frequência efetiva no curso de pós-graduação na área ofertada.

Ao ser contratado, o estagiário deve exercer funções em jornadas de 30 horas semanais, distribuídas em seis horas diárias, referente a bolsa auxílio mensal no valor de R$ 1.874,00, acrescido de auxílio transporte no valor de R$ 127,60, durante um ano de contrato.

Procedimentos para participação

Os interessados podem se inscrever a partir das 8h do dia 1º de fevereiro de 2023 ao dia 10 deste mesmo mês e ano, exclusivamente, via internet, por meio do e-mail gabinete2agoianinha@gmail.com, com o assunto "Seleção de Estágio Pós-Graduação".

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, tendo data prevista para realização no dia 24 de fevereiro de 2023, no turno da manhã, com duração máxima de quatro horas, bem como entrevista e análise de currículo, de caráter eliminatório.

Vigência

Este Processo Seletivo, terá validade de um ano, contado a partir da data da homologação, com possibilidade de ser prorrogado por igual período. O estágio terá duração máxima de um ano, prorrogável por mais um ano, desde que comprovado o vínculo com a entidade de ensino.

 

Ufersa - RN abre novo Concurso Público para docentes

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural doSemi-Árido (UFERSA) torna público a abertura de um novo Concurso Público, que tem como objetivo o preenchimento de quatro vagas para o cargo de docente do Magistério Superior.

As oportunidades que foram divulgadas são para as áreas de: Controle e Automação/Controle Analógico/Controle Digital, Medidas e Instrumentação/Análise de Sinais e Sistemas (1); Instalações Elétricas e Comandos Elétricos/ Instalações Elétricas Industriais/ Análise de Sistema de Potência e Máquinas Elétricas (1); Eletrotécnica para Engenharia/Instrumentação, Introdução a Controle e Automação/Instalações Elétricas e Projeto de Instalações Prediais/ Engenharia Elétrica (1); Direito Privado/Teoria Geral do Direito Civil/ Direito das Obrigações/Direitos dos Contratos/Direito das Famílias/Instituições de Direito Privado/ Direito Empresarial (1).

Os profissionais contratados terão que cumprir carga horária de 40 horas semanalmente, com remuneração mensal variante de R$ 4.472,64 a R$ 10.076,18 acrescido de auxilio alimentação no valor de R$458,00.

Para concorrer as oportunidades é necessário possuir escolaridade de nível superior, com mestrado e doutorado conforme a função almejada.

Procedimentos para Participação

As inscrições podem ser realizadas no período de 10 de fevereiro de 2023 a 12 de março de 2023, exclusivamente pelo site da universidade, com taxa a ser cobrada no valor de R$ 250,00.

Os candidatos serão avaliados mediante a prova escrita, prova didática e exame de títulos.

O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, a contar da homologação do respectivo resultado, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

UFRN divulga Processo Seletivo para Professor Substituto

 


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anuncia a abertura de novo Processo Seletivo, que tem como objetivo a formação de cadastro reserva para o cargo de Professor Substituto/Temporário do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

De acordo com o edital, as oportunidades são nas seguintes áreas: Operações Unitária e Métodos Computacionais; Hematologia; Medicina de Urgência: Trauma Clínico e Cirúrgico; Cálculo, Álgebra Linear e Geometria; Segurança da Informação; Sistemas de Informações Gerenciais; Língua Espanhola; Matemática, Probabilidade e Estatística; Linguagem de Programação e Cálculo Numérico; Ginecologia e Obstetrícia/Internato em Medicina e Residência/Vivência Integrada na Comunidade; Pediatria/Internato em Medicina e Residência/Vivência Integrada na Comunidade; Cardiologia/Ensino Tutorial/Semiologia e Prática Médica/Internato e Residência; Medicina de Família e Comunidade/Ensino na Comunidade/Vivência Integrada na Comunidade/Internato em Medicina e Residência Médica; Saxofone.

Ao serem admitidos, os profissionais deverão exercer as atividades em jornadas de 20 a 40 horas semanais, referente remuneração mensal no valor que varia de R$ 2.236,30 a R$ 5.742,14, sendo acrescido de auxílio alimentação.

Para participar

Os interessados podem se inscrever por meio eletrônico, no período de 23 de janeiro de 2023 até às 23h59 do dia 6 de fevereiro do mesmo ano, observando o horário local, no site da UFRN. A inscrição só será validada mediante pagamento de taxa no valor de R$50,00.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados de acordo com as seguintes etapas: prova didática e análise curricular. As provas ocorrerão no período previsto de 5 de março de 2023 a 17 do mesmo mês e ano.

Vigência

O processo Seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

 

PLACAR FI: Com tropeço da Ponte e muitos estaduais, confira TODOS os RESULTADOS da QUARTA-FEIRA


Chegou o PLACAR FI! A quarta-feira (01) contou com muitos gols e emoção a todos os amantes do futebol. Os destaques do dia ficaram para diversos estaduais por todo o Brasil, futebol internacional, tropeço da Ponte Preta no Paulista A2, vitórias de Palmeiras, Flamengo e muito mais!!

CONFIRA TODOS OS JOGOS DA QUARTA-FEIRA (01)

    P A U L I S T Ã O
    Mirassol 0 x 2 Palmeiras

    PAULISTA A2
    Juventus 0 x 1 São Caetano
    Primavera 2 x 2 XV de Piracicaba
    Rio Claro 2 x 2 Monte Azul
    Oeste-SP 0 x 2 Linense
    Novorizontino 3 x 0 Ponte Preta
    Portuguesa Santista 3 x 2 Velo Clube
    Comercial 2 x 0 Lemense
    Taubaté 0 x 1 Noroeste

    PAULISTA A3
    Desportivo Brasil 1 x 1 Grêmio Prudente
    EC São Bernardo 1 x 0 Votuporanguense
    Rio Preto 1 x 1 Itapirense
    Matonense 0 x 1 Sertãozinho
    Red Bull Bragantino II 1 x 1 Bandeirante
    Capivariano 2 x 1 União Suzano
    Barretos 3 x 1 São José
    Marília 0 x 0 Audax

    E S T A D U A I S
    ALAGOANO
    CSE-AL 1 x 1 Murici-AL

    AMAZONENSE
    Manauara 5 x 0 Iranduba
    Princesa do Solimões-AM 2 x 0 Operário-AM
    Rio Negro 0 x 1 Amazonas-AM
    Parintins 1 x 2 Nacional-AM

    BAIANO
    Atlético Alagoinhas-BA 0 x 0 Itabuna
    Barcelona 1 x 2 Bahia

    CARIOCA
    Audax 0 x 0 Bangu-RJ
    Botafogo 0 x 0 Nova Iguaçu-RJ
    Flamengo 1 x 0 Boavista-RJ

    CAPIXABA
    Atlético-ES 1 x 3 Porto Vitória-ES
    Real Noroeste-ES 0 x 1 Desportiva-ES

    CEARENSE
    Caucaia-CE 5 x 0 Guarani de Juazeiro-CE
    Fortaleza 6 x 1 Atlético-CE

    GAÚCHO
    Aimoré-RS 0 x 1 São José-RS
    Esportivo-RS 0 x 2 Grêmio
    Brasil-RS 0 x 0 Caxias-RS

    GOIANO
    Inhumas 0 x 1 Goiás
    Iporá-GO 2 x 1 Goianésia-GO
    Vila Nova-GO 0 x 0 Grêmio Anápolis-GO
    Anápolis-GO 4 x 0 Goiânia-GO
    Aparecidense-GO 2 x 1 Morrinhos

    MARANHENSE
    Pinheiro-MA 2 x 0 Moto Club-MA
    Sampaio Corrêa-MA 5 x 0 São José-MA

    MATO-GROSSENSE
    Luverdense-MT 2 x 3 União-MT
    Cuiabá-MT 3 x 0 Sport Sinop
    Operário-MT 1 x 1 Nova Mutum-MT
    Academia 0 x 1 Dom Bosco-MT

    PARAIBANO
    CSP-PB 1 x 1 Campinense-PB

    PARANAENSE
    Athletico-PR 5 x 0 Azuriz-PR
    Maringá-PR 4 x 2 FC Cascavel-PR
    Operário-PR 2 x 1 Aruko

    PERNAMBUCANO
    Sport 4 x 1 Afogados-PE
    Caruaru City 0 x 2 Salgueiro-PE
    Central-PE 2 x 1 Íbis-PE
    Petrolina 0 x 0 Santa Cruz-PE

    PIAUIENSE
    Ferroviário 0 x 3 4 de Julho-PI
    Comercial-PI 0 x 4 River-PI
    Corisabbá-PI 1 x 1 Parnahyba-PI
    Fluminense-PI 2 x 1 Altos-PI

    POTIGUAR
    ABC-RN 6 x 0 Globo-RN

    SERGIPANO
    Estanciano-SE 0 x 1 Sergipe-SE

    SUL-MATO-GROSSENSE
    Comercial-MS 0 x 1 Coxim
    Novo-MS 1 x 0 Operário de Caarapó

    TOCANTINENSE
    Tocantins-TO 1 x 0 Bela Vista


    I N T E R N A C I O N A I S

    ESPANHOL
    Betis 1 x 2 Barcelona

    FRANCÊS
    Angers 1 x 2 Ajaccio
    Lille 0 x 0 Clermont
    Nantes 0 x 2 Olympique
    Reims 4 x 2 Lorient
    Toulouse 4 x 1 Troyes
    Lens 0 x 1 Nice
    Lyon 0 x 0 Brest
    Monaco 3 x 2 Auxerre
    Montpellier 1 x 3 PSG
    Rennes 3 x 0 Strasbourg

    PORTUGUÊS
    Marítimo 0 x 2 Porto
    Sporting 5 x 0 Braga

    MUNDIAL DE CLUBES
    Al Ahly (EGI) 3 x 0 Auckland City



Pedro garante vitória do Fla em último compromisso antes do Mundial

 

Em seu último compromisso antes de seguir para o Marrocos para disputar o Mundial de Clubes da Fifa, o Flamengo derrotou o Boavista por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (1) no Estádio do Maracanã, pela 6ª rodada da Taça da Guanabara do Campeonato Carioca.

O resultado deixa o Rubro-Negro na liderança da competição com 14 pontos, quatro de vantagem sobre o vice-líder Volta Redonda, que enfrenta o Fluminense (4º colocado com 10 pontos) na próxima quinta-feira (2) no estádio Raulino de Oliveira.

Apesar da vitória no final, a equipe comandada pelo técnico português Vítor Pereira encontrou mais dificuldades do que o rubro-negro mais pessimista poderia imaginar. Isto porque do outro lado do gramado estava o lanterna da competição.

Talvez se poupando para o Mundial, o Flamengo iniciou a partida em um ritmo mais lento. Apesar disso, a maior qualidade técnica permitiu que a equipe da Gávea dominasse as ações, criando oportunidades claras de marcar, como o chute do volante Gerson que explodiu na trave do gol defendido por Fernando aos 29 minutos. Mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo.

O gol veio apenas aos 22 minutos da etapa final, quando Gabriel Barbosa levantou a bola na área e Pedro chegou de primeira, meio de carrinho, para conferir para o fundo do gol e garantir a vitória.

Agora o Flamengo concentra as atenções no Marrocos, para onde viaja na próxima quinta-feira (2). A estreia no Mundial será a partir das 16h da próxima terça-feira (7), contra o vencedor do confronto entre Al Hilal (Arábia Saudita) e Wydad Casablanca (Marrocos).

Senadores tomam posse em sessão rápida

 


Os 27 senadores eleitos em outubro do ano passado tomaram posse hoje (1º) no plenário do Senado. A posse ocorreu na chamada reunião preparatória para a primeira sessão legislativa. Nas eleições passadas um terço da Casa foi renovado. 

Os outros dois terços serão renovados em 2026. Cada um dos 27 senadores eleitos no ano passado firmaram, em poucas palavras, seu compromisso com o país e com seus estados. Foi uma sessão curta, de ritos protocolares, e durou cerca de meia hora.

Alguns senadores eleitos foram escolhidos pelo presidente Lula para compor o primeiro escalão do governo. Flávio Dino (PSB-MA) foi escolhido ministro da Justiça; Wellington Dias (PT-PI) é o novo ministro do Desenvolvimento Social; Camilo Santana (PT-CE), o ministro da Educação; e Renan Filho (MDB-AL), ministro dos Transportes.

Segundo a Constituição, o parlamentar que assume cargo de ministro não perde o mandato no Congresso Nacional. Logo após serem empossados como senadores, os quatro devem retornar aos ministérios e deixar as cadeiras com os suplentes de cada chapa.

Em seguida começará a segunda reunião preparatória, destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Concorrem ao cargo o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Rogério Marinho (PL-RN), que acabou de ser empossado, e Eduardo Girão (Podemos-CE).

 

Parlamentares tomam posse na Câmara dos Deputados

 


Os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse nesta quarta-feira (1º). A solenidade começou com os deputados de cada estado e do Distrito Federal sendo chamados individualmente para prestar o juramento.

Essa chamada foi iniciada pela região Norte e terminou com a região Sul, seguindo ordem alfabética. Dois parlamentares do PSOL tomaram posse pelo sistema virtual: Talíria Petrone, por licença maternidade e Glauber Braga, por licença médica.

Os deputados empossados fizeram, individualmente, o juramento após a seguinte declaração lida no início da sessão pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL): "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Ao ouvirem seus nomes, confirmaram o juramento dizendo: "Assim o prometo".

Sessão suspensa

Em um plenário lotado para a solenidade, o pai do deputado Arthur Lira, o ex-senador Benedito de Lira, de 80 anos, desmaiou. O ex-congressista e prefeito de Barra de São Miguel (AL) foi imediatamente atendido por socorristas e a sessão foi suspensa por cerca de cinco minutos.

Mesa diretora

À tarde, às 16h30, será iniciada a sessão para a eleição do novo presidente da Câmara e da mesa diretora para o biênio 2023/2024. O deputado Arthur Lira é o favorito para a reeleição ao cargo de presidente da Casa.

O parlamentar conta com apoio de 19 partidos, entre eles os partidos antagônicos como o PT (do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva) e PL (do ex-presidente Bolsonaro). Também concorrerão ao cargo os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Segundo o regimento interno, os blocos partidários determinam a composição da mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

A votação só será iniciada quando houver, pelo menos, 257 deputados no plenário.

A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes da mesa diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

 

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

 


O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito, na tarde de hoje (1º), presidente do Senado pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu na segunda reunião preparatória desta quarta-feira, dia que marcou também a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e o início do ano legislativo na Casa. Pacheco derrotou Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE). Esse último chegou a discursar como candidato, mas retirou sua candidatura em seguida para apoiar Marinho.

Pacheco venceu por 49 votos contra 32. Não houve votos em branco. O resultado não trouxe grandes surpresas em relação às estimativas prévias. Pacheco tinha apoio da maioria dos partidos da Casa, inclusive o PT, MDB e seu partido, o PSD, duas das maiores bancadas. Do outro lado, Marinho tinha apoio do PL. Há cerca de uma semana, esperava-se uma vitória do senador do PSD por 55 votos, uma margem bem maior do que a obtida. Marinho contava com “traições” para virar o jogo. As traições, senadores que contrariam a orientação de apoio do seu partido, ocorreram, mas não foram suficientes.

Em seu pronunciamento após a recondução ao cargo, Pacheco condenou o que chamou de “polarização tóxica” vigente no Brasil. Atribuiu a ela os atos terroristas na Esplanada dos Ministérios em 8 de janeiro e afirmou que tais acontecimentos “não podem e não vão se repetir”.

“Os brasileiros precisam voltar a divergir civilizadamente, precisam reconhecer com absoluta sobriedade quando derrotados e precisam respeitar a autoridade das instituições públicas. Só há ordem se assim o fizerem. Só há patriotismo se assim o fizerem. Só há humanidade se assim o fizerem”, disse presidente reeleito. Em seguida, Pacheco atribuiu à classe política a responsabilidade de combater práticas antidemocráticas.

“O discurso de ódio, o discurso mentiroso, o discurso golpista deve ser desestimulado, desmentido e combatido. Lideranças políticas que possuem compromisso com o Brasil sabem disso. Lideranças políticas que possuem compromisso com o futuro do Brasil não podem se omitir nesse momento”, disse. “E o recado que o Senado Federal dá ao Brasil agora é que manteremos a defesa intransigente da democracia”.

Discursos de campanha

Girão, em seu discurso como candidato, afirmou que o Senado está “desmoralizado” e atribuiu isso à “sobreposição de um Poder sobre o outro”. O senador do Podemos é conhecido por criticar constantemente ministros do Supremo Tribunal Federal e pedir a abertura de processo de impeachment contra alguns deles. Ao final do seu discurso, anunciou a retirada da candidatura e o apoio a Rogério Marinho.

Já Pacheco destacou a aprovação de vários projetos em defesa das mulheres e também no combate ao racismo durante seu mandato. Também lembrou a criação da liderança da oposição e a aprovação de projetos de interesse social urgente, como a aprovação do aumento do Auxílio Brasil e a redução do preço dos combustíveis. Citou também o arquivamento de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) prejudiciais ao governo da época e que “contaminariam o processo eleitoral”. “É preciso ter coragem para ser presidente do Senado e enfrentar os desafios que isso representa”.

Marinho foi o último a discursar. Estreante na Casa e ligado ao bolsonarismo, Marinho se opôs aos atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, mesmo não citando diretamente o episódio. Afirmou a necessidade de combater “o radicalismo e a barbárie” praticado “por quaisquer dos espectros ideológicos do campo político, tanto da direita quanto da esquerda”. Ele afirmou que o Senado precisa atuar para pacificar o país e indicou que há desequilíbrio entre os Poderes, fazendo coro ao discurso de Girão. Também referiu-se a uma crise de credibilidade da Casa com a sociedade, e disse ser seu compromisso a reconexão do Senado com o país.

Apuração dos votos

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), uma vez que o presidente da Casa era um dos candidatos. Após discursos dos três candidatos, Pacheco, Marinho e Girão, os senadores foram chamados, um a um, para depositar seus votos na urna localizada na mesa de onde são conduzidos os trabalhos. Os senadores foram chamados por ordem de antiguidade de seus estados. Assim, os primeiros a votarem foram os senadores da Bahia e os últimos de Roraima.

Para vencer, era necessário conquistar 41 votos, mas os senadores também estavam de olho no tamanho da vitória. Uma margem maior de votos significa mais apoio dentro da Casa e, consequentemente, mais facilidade na negociação de pautas de interesse do presidente do Senado e de seus aliados.

 

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 135 milhões

 


O concurso 2.560 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (2) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 04 - 05 - 17 - 20 - 48 - 52.

O próximo concurso (2.561), no sábado (04), deve pagar prêmio de R$ 135 milhões.

A quina teve 151 ganhadores e cada um vai receber R$52.127,84. Os 13.422 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$837,78.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

 


Em uma votação recorde, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito nesta quarta-feira (1º) para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados por 464 votos. O parlamentar ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos.

Arthur Lira está em seu quarto mandato e foi o candidato a deputado federal mais votado de Alagoas nas eleições do ano passado. O parlamentar afirmou que, entre as prioridades de sua gestão, está a aprovação da reforma tributária.

No início do discurso após confirmação da vitória, ele se emocionou ao falar do pai, o ex-senador Benedito de Lira, de 80 anos, que desmaiou durante a cerimônia de posse na manhã desta quarta. O ex-congressista e prefeito de Barra de São Miguel (AL) foi imediatamente atendido por socorristas da Câmara dos Deputados e está hospitalizado para realização de exames.

Lira afirmou que buscará construir uma relação com o Poder Executivo sem relação de subordinação, mas um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas, “a partir da escuta cuidadosa de opiniões e sugestões de nossas comissões”.

“Podemos ter adversários, mas não somos inimigos uns dos outros. Essa vai ser a tônica da Câmara nos próximos anos”, disse. Lira também afirmou que, se eleito, não concordará “passivamente” com a invalidação dos atos, por recursos da minoria, em Tribunais Superiores.

O parlamentar contou com apoio de 20 partidos: PT, PCdoB, PV PL, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) recebeu 21 votos. O deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) teve 19 votos. A votação ainda teve cinco votos em branco.

Em seu discurso, Lira afirmou que os votos são o "reconhecimento a uma dinâmica de trabalho, o resultado desta eleição é a demonstração concreta de que, na boa política, é possível divergir, debater, mas ao final, construir consensos, decidir e atuar, sempre em prol do Brasil"

O parlamentar afirmou ainda que o "Brasil diverso, multicultural, só é possível porque é democrático". O deputado criticou os atos de vandalismo que depredaram o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro deste ano.

"Esta Casa não acolherá, defenderá ou referendará nenhum ato, discurso ou manifestação que atente contra a democracia. Quem assim atuar, terá a repulsa deste Parlamento, a rejeição do povo brasileiro e os rigores da lei. Para aqueles que depredaram, vandalizaram e envergonharam o povo brasileiro haverá o rigor da lei", disse. "Aos vândalos e instrumentadores do caos que promoveram o 8 de janeiro passado, eu afirmo: No Brasil, nenhum regime político irá prosperar fora da Democracia.  Jamais haverá um Brasil sem eleições livres e representantes escolhidos pelo voto popular", acrescentou.

Segundo o deputado, "é hora de desinflamar o Brasil e distensionar as relações". Para Lira, cada um dos Poderes deve atuar dentro de suas funções definidas pela Constituição.

"É hora de ver cada um no seu quadrado constitucional – para voltarmos a ver os Poderes articulando, interagindo com a clareza exata de onde termina o espaço de um e começa o do outro", afirmou. "Não dá mais para que as decisões tomadas nesta Casa sejam constantemente judicializadas e aceitas sem sustentação legal. Resta a nós, investidos pelo poder popular, exercer a cada dia a boa política do entendimento, da conciliação e do equilíbrio", completou.

Pelas redes sociais, o presidente Lula disse que ligou para Lira:

Composição da mesa

A nova mesa diretora da Câmara terá a seguinte composição: 1ª vice-presidência:  Marcos Pereira (Republicanos/SP); 2ª vice-presidência: Sóstenes Cavalcante (PL/RJ); 1ª secretaria: Luciano Bivar (UNIÃO/PE); 2ª secretaria: Maria do Rosário (PT/RS); 3ª secretaria: Júlio Cesar (PSD/PI); 4ª secretaria: Lucio Mosquini (MDB/RO). Os deputados suplentes são: Gilberto Nascimento (PSC/SP), Pompeu de Matos (PDT/RS), Beto Pereira (PSDB/MS) e André Ferreira (PL-PE).

*Matéria alterada às 20h30 para inserção de discurso do presidente eleito pela Câmara, composição da mesa e postagem do presidente Lula.

 

 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Novas filiações fazem do PSD maior bancada para o início de 2023

 


O PSD será o maior partido do Senado no início da nova legislatura, fato confirmado na cerimônia de posse dos novos parlamentares nesta quarta-feira (1º). A bancada chegou a 15 senadores, graças a novas filiações de parlamentares desde as eleições do ano passado. O PL, com 12, começa o ano como segunda maior bancada.

Após a apuração das urnas, a projeção era que o PL seria a maior bancada de senadores, com o PSD no segundo lugar. A inversão foi resultado das movimentações partidárias, sempre comuns entre as eleições e o novo ano legislativo. O PSD filiou quatro novos membros. Ainda em dezembro acrescentou a senadora Zenaide Maia (RN), ex-PROS, e tirou do PL o senador Dr. Samuel Araújo (RO). Nesta semana foi a vez das senadoras Eliziane Gama (MA), ex-Cidadania, e Mara Gabrilli (SP), ex-PSDB, migrarem para o partido.

Outras movimentações partidárias alteraram o quadro das bancadas entre as eleições e o início da legislatura. Em dezembro, o senador eleito Cleitinho Azevedo (MG) trocou o PSC pelo Republicanos. Em janeiro, dois senadores do Podemos passaram para o PSB: Flávio Arns (PR) e Jorge Kajuru (GO). Nesta quarta-feira (1º) o senador Carlos Viana (MG) confirmou mudança do PL para o Podemos.

    Trocas de partidos entre as eleições e a nova legislatura   

Dezembro

Cleitinho Azevedo MG PSC Republicanos
Dr. Samuel Araújo RO PL PSD
Zenaide Maia RN
PROS
PSD

Janeiro

Eliziane Gama MA Cidadania PSD
Flávio Arns PR Podemos PSB
Jorge Kajuru GO Podemos PSB
Mara Gabrilli SP PSDB PSD

O PL pode se aproximar em número de senadores com o PSD ainda no início do ano. Samuel Araújo é suplente de Marcos Rogério (PL-RO), que está em licença até março. Quando ele reassumir o mandato, se os tamanhos atuais das bancadas estiverem mantidos, o PL ganhará um senador e o PSD perderá um. Por outro lado, o PSD pode ser beneficiado pela suplência de Wellington Dias (PT-PI), que tomou posse nesta quarta mas reassumirá o Ministério do Desenvolvimento Social. Sua primeira suplente, Jussara Lima, é do PSD e pode ampliar a bancada caso assuma a vaga e fique no partido.

Outras mudanças de filiação partidária também podem mudar o cenário das bancadas ao longo do ano. Ao contrário da Câmara dos Deputados, onde os mandatos são conquistados por proporcionalidade e pertencem aos partidos, os senadores são eleitos pelo voto majoritário e não estão sujeitos à perda do mandato quando mudam de partido. Por isso, as trocas são comuns. No entanto, o tamanho das bancadas no início da legislatura é importante pois é o momento em que se definem os cargos na Mesa do Senado e as presidências das comissões.


É importante notar que três dos partidos representados no Senado fazem parte de federações partidárias, que são alianças de abrangência nacional que devem durar por pelo menos quatro anos. Partidos federados atuam sob um estatuto comum. Apenas um partido de cada federação está representado no Senado atualmente.

Movimentações

Curiosamente, o PSD chega ao posto de maior bancada mesmo tendo perdido tamanho nas eleições de 2022: o partido reelegeu 2 dos seus 3 senadores que tentaram renovar o mandato e não elegeu nenhum nome novo. O crescimento da bancada através de transferências se reflete na composição: dos 15 senadores que compõem o PSD hoje, 10 não foram originalmente eleitos pelo partido. O número inclui o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), eleito em 2018 pelo antigo DEM.

O quadro é semelhante no PL. Dos 12 senadores na bancada, 4 chegaram ao Senado por outras legendas. Além deles, o senador Romário (RJ) conquistou a reeleição em 2022 já pelo PL, mas não integrava o partido até 2021. Ao todo, 15 dos 27 senadores que compõem as duas maiores bancadas atuais migraram para esses partidos nos últimos quatro anos.

Maior bancada

A chegada de um novo partido ao posto de maior bancada é uma mudança significativa na configuração política do Senado. Será a primeira vez em 25 anos, e apenas a terceira vez desde a redemocratização do Brasil, que o MDB não ocupa esse posto no início de um ano legislativo. Esse lugar foi brevemente ocupado pelo antigo PFL em 1997 e 1998, e agora é do PSD. O MDB inicia o ano na terceira posição, com 10 senadores.


Fonte: Agência Senado

POSSE: Deputado Luiz Eduardo assume o compromisso de fazer todos os esforços possíveis para colaborar com o RN






Em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (01), o ex-prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo foi empossado  deputado estadual e destacou o seu compromisso com o Rio Grande do Norte.

"Hoje, fui empossado Deputado Estadual do nosso Rio Grande do Norte. Assumo o compromisso de fazer todos os esforços possíveis para colaborar com nosso Estado, honrando o cargo ao qual me foi confiado, com muita garra e paixão. Avante, Rio Grande do Norte", destacou Luiz Eduardo.
 

Ezequiel Ferreira é eleito presidente da Assembleia Legislativa do RN

 


Os deputados estaduais que compõem a 63ª legislatura tomaram posse nesta quarta-feira (1°). Logo após a solenidade, os parlamentares realizaram a primeira sessão destinada a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), foi reconduzido à Presidência da Casa pelos próximos dois biênios (2023-2025 e 2025-2027) com o apoio unânime dos parlamentares. As chapas eleitas para os demais cargos da Mesa também foram consensuais.

Ezequiel agradeceu a confiança e o reconhecimento dos demais deputados. “Esta é uma casa plural, mas que mostra sua capacidade de diálogo e entendimento entre os seus pares, que se unem para fortalecer o Legislativo. Quero registrar e agradecer aos gestos de três deputados, George Soares, Kléber Rodrigues e Tomba Faria, que entenderam que essa Casa não pode ter fratura, tem que ter união. Respeitando as diferenças ideológicas. Estamos eleitos para defender bandeiras, pensamentos, mas esse poder demonstra o seu tamanho, seu engrandecimento ao longo dos anos”, disse.

O parlamentar ainda fez questão de destacar o desempenho da Assembleia nos últimos anos, que tem ganhado destaque nacional a partir do trabalho realizado por servidores da Casa. A ALRN venceu durante três anos consecutivos o prêmio de melhor Gestão, concorrendo com todas as demais Assembleias do país ao prêmio Unale, União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Exercendo o sexto mandato consecutivo o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, também foi presidente da Casa nos últimos oito anos. Com a recondução para os próximos quatro anos, será o parlamentar a passar mais tempo no comando do Legislativo potiguar. Liderança política com forte atuação nas regiões do Seridó, Trairí, Agreste e na Grande Natal, o deputado recebeu 70,8 mil votos nas eleições de 2022.

Sob seu comando, a Assembleia Legislativa do RN fortaleceu a Escola da AL, passou a investir em ações sociais por meio da Assembleia Itinerante e reforçou a parceria com o Executivo estadual e as Prefeituras, realizando doações de veículos e equipamentos para a melhoria da administração pública em geral. A Casa passou a contar também com um planejamento estratégico, a iniciativa busca conduzir a instituição a um modelo de excelência de governança e gestão no âmbito do Poder Legislativo estabelecendo metas para os próximos anos.

Em 2021, com o empenho de Ezequiel, a Assembleia promoveu uma conquista histórica para os pequenos negócios, aprovando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e no ano seguinte iniciando a instalação de Salas do Empreendedor em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, em parceria com o Sebrae-RN. Ezequiel também é autor demais de duas dezenas de leis em vigor no Estado.

Confira abaixo a Mesa Diretora para o primeiro biênio (2023-2025)

Presidente – Ezequiel Ferreira
1º vice-presidente – Tomba Faria
2º vice-presidente - George Soares
1º Secretário – Kleber Rodrigues
2º secretário – Gustavo Carvalho
3º Secretária - Isolda Dantas
4º Secretário – Adjuto Dias

Confira abaixo a Mesa Diretoria para o biênio (2025-2027)

Presidente – Ezequiel Ferreira
1º vice-presidente – Kleber Rodrigues
2º vice-presidente – George Soares
1º secretário – Tomba Farias
2º secretário – Galeno Torquato
3º secretário – Francisco do PT
4º secretário – Terezinha Maia

 

Com oito novidades, deputados estaduais do RN são empossados

 


Os 24 deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2022, foram empossados para a 63ª legislatura nesta quarta-feira (1º). A cerimônia foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A Casa Legislativa vai contar com oito novos deputados. Adjuto Dias (MDB), Divaneide Basílio (PT), Dr. Kerginaldo (PSDB), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Luiz Eduardo (Solidariedade), Neilton Diógenes (PL), Taveira Júnior (União Brasil) e Terezinha Maia (PL).

Os outros 16 deputados estaduais do Rio Grande do Norte foram reeleitos no pleito de outubro do ano passado. A legislatura iniciada nesta quarta-feira se estenderá até 31 de janeiro de 2027.

A solenidade de posse foi acompanhada pela governadora Fátima Bezerra, autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, além de familiares e amigos convidados pelos parlamentares eleitos.

A sessão preparatória, conduzida pelo atual presidente Ezequiel Ferreira (PSDB), iniciou com a abertura e composição da mesa com autoridades; leitura do compromisso constitucional; leitura dos Termos de Posse pelo primeiro secretário, juramento dos deputados e consequente assinatura pelos empossados.

Mais votado

O candidato mais votado nas eleições, com mais de 88 mil votos, Wendel Lagartixa (PL), ficou de fora do mandato. Ele teve o registro de candidatura indeferido pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral, ainda no mês de dezembro do ano passado.

Confira os deputados empossados:

  • Adjuto Dias (MDB)
  • Coronel Azevedo (PL)
  • Cristiane Dantas (SDD)
  • Divaneide (PT)
  • Dr. Bernardo (PSDB)
  • Dr. Kerginaldo (PSDB)
  • Eudiane Macedo (PV)
  • Ezequiel Ferreira (PSDB)
  • Francisco do PT (PT)
  • Galeno Torquato (PSDB)
  • George Soares (PV)
  • Gustavo Carvalho (PSDB)
  • Hermano Morais (PV)
  • Isolda Dantas (PT)
  • Ivanilson Oliveira (UNIÃO)
  • José Dias (PSDB)
  • Kleber Rodrigues (PSDB)
  • Luiz Eduardo (SDD)
  • Neilton Diógenes (PL)
  • Nelter Queiroz (PSDB)
  • Taveira Jr. (UNIÃO)
  • Terezinha Maia (PL)
  • Tomba Farias (PSDB)
  • Ubaldo Fernandes (PSDB)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário