domingo, 10 de agosto de 2014

Mensagem do Pároco de Nossa Senhora da Guia: Pe. Francisco de Assis Costa da Silva


Virgem Senhora da Guia, abençoai nossos lares e fazei-nos cada vez mais testemunhas fiéis do teu Filho Jesus, nosso Senhor, hoje e sempre!
                      

               “Fazei tudo quanto ele vos disser” (Jo 2, 5):
          Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia

Diletíssima Comunidade Paroquial: irmãos e irmãs, paroquianos e devotos de Nossa Senhora da Guia de Acari,

O ser humano é naturalmente celebrativo. As pessoas facilmente se reúnem para celebrar aniversários, formaturas, batizados, casamentos, etc. O calendário está repleto de datas comemorativas. As memórias e os princípios orientadores de uma sociedade são ritualizados com datas e manifestações importantes.
As celebrações são necessárias à manutenção da sociedade porque toda celebração tem um componente ancestral que reconcilia as pessoas de uma época consigo mesmas e com seus semelhantes, com os ciclos, com os elementos e com os demais seres viventes, evidenciando a dimensão da ação de graças e da esperança, em vista de um futuro promissor.

Com este sentimento a Comunidade Católica de Acari, se rúne de 05 a 15 de agosto para celebrar Aquela, sob cuja proteção nasceu o povoado e depois município de Acari e que trouxe ao mundo o Salvador da humanidade.

Este ano iremos refletir sobre o significado, importancia e missão da Paróquia, a partir do Documento Estudos da CNBB 104: Comunidades de comunidade: uma nova Paróquia. Como diz o Documento: Toda a comunidade cristã encontra sua inspiração naquelas comunidades que o próprio Jesus Cristo fundou por meio dos apóstolos, na força do Espírito Santo. Para que a renovação paroquial ocorra a partir de Cristo, é preciso revisitar o contexto e as circunstâncias nas quais o Senhor Jesus estabeleceu a Igreja primitiva. Assim sendo, durante os 10 dias de festa, como Paróquia e Comunidade do Senhor, somos convidados a refletir sobre a nossa missão, prática pastoral e desafios nos quais estamos imersos.

Acolhendo com alegria a todos os que acorrem a nossa Cidade para este momento celebrativo e aos que aqui residem, queremos adorar, testemunhar e proclamar Jesus Cristo, Palavra que se fez carne no seio bendito da Virgem Santíssima, Senhor da nossa Paróquia. Invocamos as bênçãos de Nossa Senhora da Guia para todos os filhos e filhas desta terra e exortamos aos homens e mulheres de boa vontade para “fazer tudo o que Ele nos disser”, para a grandeza deste momento sublime.
Uma abençoada festa para todos!

Pe. Francisco de Assis Costa da Silva
Pároco

Mons. Raimundo Sérvulo da Silva
Pároco Emérito

Nenhum comentário:

Postar um comentário